sábado, 22 de outubro de 2011

O ESTILO PROVENÇAL


Cezanne Mt. Provence
 
Nos românticos, o Estilo Provençal, com certeza, causa algum tipo de impressão.
Delicado, alegre, colorido, e o que é mais interessante: muito atual e apreciado, embora suas raízes estejam em um passado tão distante, na época em que reis habitavam seus castelos, nos séculos XVII e XVIII.
Se sua história vem ou não do fato de camponeses da região de Provence, no sul da França, tentarem imitar a mobília dos nobres feudais, isso é o que menos importa, pois o mais atrativo é o fato de encontrarmos apaixonados por este estilo até hoje, o que nos dá a certeza de ser altamente reverenciado.
Suas estampas florais encantam e fascinam, e nos transportam à infância, quando nossas avós confeccionavam primorosas colchas de retalhos. Atualmente, as camas são vestidas com “duvets” lindíssimos e muito aconchegantes.

Há de se dar atenção aos detalhes do tecido coral. A cigarra é o símbolo da Provence.
(Concert gratuit des cigales dans toute la Provence. Tous les jours, de mi juin jusqu'à fin septembre -  http://basel.scharyyse.free.fr/cigale/lechant.htm)
Elas podem ser ouvidas todos os dias, em qualquer lugar da região, desde meados de junho até o final de setembro. Encontramos este tema em cerâmicas, pinturas, e outros souvenirs nas mais variadas partes daquele território. Assim como as olivas, as uvas e os pássaros, que voam em imensos bandos ao entardecer, em um extraordinário chilreio nessa época do ano.
 
A suavidade das cortinas usadas neste estilo, tão alvas, contrasta com a mobília de estrutura muitas vezes pesada, mas discreta, de cor envelhecida e desgastada, conferida à madeira pelo processo da pátina.



 
 

Um comentário:

  1. Olá Sonia Regina !!!!
    A amiga da Lenita já está aqui, passeando no seu blog.
    Assim como ela estou construindo e quero o interior da minha casa todo em Provençal. Parabéns. Adorei.

    ResponderExcluir